No Brasil, as micros e pequenas
empresas (MPEs) desempenham um papel importante na economia, principalmente na
geração de emprego e renda. Sendo assim, são inseridas em mercados cada vez
mais competitivos, tendo que sobreviver às exigências com implantação de
inovações, por exemplo.
Percebe-se, portanto, que a
aplicação de práticas inovadoras, acompanhadas de ideias promissoras e
metodologias bem estruturadas, contribui fortemente no sucesso da empresa e
destaque no mercado. Mas, apesar de ser algo importante, ainda é distante para
muitas empresas, seja pelo custo ou pela falta de informação.
Sendo assim, esse estudo busca
discorrer sobre o assunto, baseando em abordagens referentes a este tema, sua
importância para as MPEs, às estratégias utilizadas e as dificuldades
encontradas. Para melhor entendimento, será feita uma análise em uma
microempresa do ramo alimentício que é o objetivo geral do trabalho.
O estudo é considerado qualitativo
com utilização de técnicas como entrevistas, que irão trazer discussões sobre o
tema. Ao final, serão apresentados como resultados uma análise sobre os tipos
de inovação presentes na empresa estudada e elementos que podem auxiliar os
empresários a incrementar a inovação como uma forma de estratégia para seu
negócio.
A concentração de empresas em
conglomerados é evidenciada pelo fato de a indústria de alimentos na América
Latina, e em especial no Brasil, estar entre os setores com o maior número de
operações de fusões e aquisições na década de 1990 e início da década atual.
A indústria brasileira de alimentos
é composta por micro, pequenas, médias e grandes empresas distribuídas por todo
território nacional, sendo as micros, pequenas e médias, em sua maioria,
atuantes em mercados regionais e as grandes, embora poucas, atuantes no mercado
nacional. Segundo Abia (2007), o Brasil reúne atualmente cerca de 40 mil
empresas das quais cerca de 330 são de grande porte (0,8% do total), sendo mais
de 90% do mercado formado por micro, pequenas e médias empresas.
O setor emprega aproximadamente um
milhão de trabalhadores e responde por 10,4% do PIB, com faturamento líquido
anual em torno de R$ 180,6 bilhões. Segundo o SEBRAE (2012, p. 1), “com a
incorporação de novos contingentes populacionais ao mercado consumidor, a
demanda por alimentos cresce cada vez mais no mundo”. Com isso, no Brasil, os
comércios formais que possuem como principal atividade a produção de
alimentos, representam 19% do total de estabelecimentos em 2011, de acordo com os dados do Relatório Anual de
Informações Sociais (SEBRAE, 2012). Contudo, as micros e pequenas empresas, em
sua maioria, preferem focar na produção de alimentos em geral.
Segundo o IBGE (2003), essa prioridade do pequeno investidor
neste ramo, é destacada por alguns fatores como: maior facilidade para se
estabelecer no negócio; mercado com boa perspectiva, pois tende a acompanhar o
crescimento populacional; maior perspectiva de retorno do investimento em curto
prazo, pois atende às necessidades básicas da população; utilização de
mão-de-obra barata e não qualificada.
As MPEs possuem, em sua maioria, um contato muito próximo
com o seu cliente, conseguindo, por exemplo, responder mais rapidamente e
eficientemente às mudanças ocorridas no mercado, além de conseguir proporcionar
alterações, inovações ou aparecimento de novos bens ou serviços de acordo com a
necessidade e o interesse de seus consumidores. Assim, políticas de inovação
voltadas para essas empresas podem ser um instrumento de estímulo ao
crescimento e à competitividade de diversos setores industriais.
Free Play Online casino games for real money with no deposit
ResponderExcluirFree casino games are a 1xbet korean popular game among gamblers, and 제왕 카지노 you kadangpintar can play free casino games on a variety of casino sites. This online casino features a